15 de out. de 2013

A REDE DE ESGOTO DE SÃO SEBASTIÃO PRECISA SER SUBSTITUIDA URGENTEMENTE PARA O BEM DA PRÓPRIA POPULAÇÃO


É lamentável o que está acontecendo atualmente em São Sebastião. A rede de esgoto está transbordando em vários pontos da cidade e a CAESB, pelo o visto, não tem dado conta de consertá-la em tempo hábil, seja por falta de investimentos, seja por falta de competência por parte de quem está à frente da pasta! A população, claro, tem todo o direito de reclamar, e com toda razão. Do jeito que está, muitos moradores poderão adoecer por causa da contaminação.

Eu, juntamente com alguns moradores do meu bairro, chegamos a protestar no ano de 2005 contra o tipo de material utilizado na rede de esgoto de São Sebastião mais, infelizmente, não fomos ouvidos. Agente sabia que a cidade ia crescer e que os canos de 100 mm não iriam suportar a demanda da população. O governo à época não nos ouviram e agora sofremos por causa de uma má administração pública.

Por outro lado, tem a falta de conscientização de alguns moradores, que jogam na rede de esgoto todo tipo de material, desde garrafa pet a fraldas descartáveis. Esse tipo de lixo, de alguma forma, acaba entupindo os "caninhos" que foram instalados há 18 anos!

Ninguém precisa ser vidente para saber que material ruim, quando usado em qualquer tipo de obra, não dura por muito tempo.

A solução, neste caso, será substituir toda a rede de esgoto de São Sebastião por outra mais moderna e que possa atender a demanda da população em caráter definitivo. E nos lugares onde ainda não têm saneamento básico, como por exemplo, o Morro da Cruz, Bela Vista e Capão Comprido, aplicar o mesmo procedimento. São obras caras, porém necessárias! Mas sem ter alguém na Câmara Legislativa para brigar por nós, na condição de deputado distrital, fica difícil de serem realizadas.


 L I R A