26 de ago. de 2013

Para garantir vaga de deputado distrital nas eleições de 2014, São Sebastião terá que focar em um único candidato

Foto divulgação retirada da internet sem valor comercial

A todo instante vejo pessoas dizerem que odeiam falar de política por acreditarem que todos os políticos são ladrões e farinha do mesmo saco. O que talvez essas pessoas não estejam entendendo é que, quanto mais elas se distanciarem da política e dos políticos, pior será.  Ninguém, na verdade, é obrigado a gostar de nada, mas saber o que eles estão fazendo na condição de representantes do povo deverá ser sim, a obrigação de todo eleitor, até mesmo para não se deixar ser enganado. Se de um lado têm as pessoas de bem que não estão nem aí para ela, do outro, têm os oportunistas que fazem de tudo para estarem no poder através da política. E, por incrível que pareça, eles conseguem se eleger deputados e senadores graças ao voto do próprio povo.

O erro persiste quando o eleitor deixa de votar numa pessoa conhecida da sua cidade para votar em um candidato de fora só porque tem dinheiro, consegue aparecer melhor nas pesquisas eleitorais e o outro não. Como ele não tem nenhum compromisso com a cidade, desaparece, simplesmente, um dia depois da eleição, para reaparecer quatro anos depois para tornar a pedir o voto dos eleitores. É um círculo vicioso que se repete a cada eleição e o eleitor, desinformado, acaba votando nele novamente. Depois vem as reclamações e decepções mais, aí, já é tarde demais para chorar pelo leite derramado.  

Se no meio político tem pessoas de má índole e corrupta tem, também, pessoas do bem, que só não conseguem chegar ao poder porque não têm como competir financeiramente com os representantes dos grandes cartéis da capital. Não se pode generalizar e nem achar que todo mundo é igual. Por isso é importante separar o joio do trigo e dar uma oportunidade a quem sempre lutou pela comunidade.

Da mesma forma que os sindicatos, igrejas e empresários se organizam para eleger os seus representantes, a população de São Sebastião também deve se organizar para eleger o seu deputado distrital e federal, para ter voz tanto na Câmara Legislativa quanto no Congresso Nacional. Mas para isso precisa focar em um único candidato da cidade e esquecer os de fora porque, do contrário, vai ficar mais quatro anos desamparada. Apesar da necessidade que temos de eleger um deputado distrital, não significa, necessariamente, que temos que apoiar o primeiro que aparecer só porque é morador da cidade. Tem que ser alguém com chances reais de chegar lá e que tenha, além da ficha limpa, projetos e visão de futuro.
.
Outra coisa que poderá nos atrapalhar em 2014 é a pulverização dos votos. Um ano antes das eleições os partidos políticos saem à caça de líderes comunitários com aspiração política para concorrem por suas legendas, mesmo sabendo que a maioria deles não tem a mínima chance de se eleger. Mas os votos deles servirão para eleger quem realmente o partido quer que seja eleito, no caso, o empresário ou o líder religioso que injetou grande quantidade de dinheiro na legenda. É o pequeno enchendo o balaio do grande. Se esse artifício é ótimo para os partidos, é péssimo para a cidade porque não consegue eleger ninguém! Os eleitores não devem votar numa pessoa que se candidatou por vaidade pessoal ou porque esteja fazendo o jogo dos partidos políticos, que precisam atingir o coeficiente eleitoral a qualquer custo. Por isso é importante que São Sebastião despeje os seus 55 mil votos em um único candidato da cidade para garantir, de fato, a eleição de seu representante.


Ivonildo Di Lira
Líder Comunitário de São Sebastião

Nenhum comentário:

Postar um comentário