17 de abr. de 2012

Folha de bananeira

por Arthur Fernandes

 Em ano de eleição municipal, em que a rivalidade exacerba as diferenças políticas e as disputas por votos entre os atuais vereadores de Uberlândia, a criação de termos pejorativos para atacar colegas no plenário também se intensifica e atinge níveis que beiram o humor, se não fosse trágico, já que nós contribuintes é que mantemos os altos salários dos “nobres edis”. Ontem, na sessão da Câmara Municipal, um vereador foi taxado de “folha de bananeira”. A “alcunha” foi dada, porque o vereador mudaria de posição com frequência, a exemplo do que ocorre com a folha de uma bananeira, que muda de posição conforme o vento bate. Na tribuna, Wilson Pinheiro (PTC), que teria sido o alvo do apelido, afirmou que a folha dele é igual a da árvore que origina o seu sobrenome. “Sou igual o Pinheiro que a folha não balança”, afirmou.

Ex-comunista

Wilson Pinheiro chegou a ser questionado sobre como um ex-comunista e ex-secretário de governo do ex-prefeito Zaire Rezende (PMDB) pôde tornar-se o líder do governo Odelmo Leão (PP) na Câmara Municipal. Quem questionou o líder do Executivo foi o vereador Adriano Zago (PMDB). Como ambos são evangélicos, a resposta veio em forma de pregação bíblica. Pinheiro citou o exemplo do apóstolo Paulo, que antes de se converter ao cristianismo, perseguiu cristãos. “Já andei com gente ruim, mas agora estou andando com gente competente. A pessoa pode cometer erros, mas se arrepende e depois é perdoado”, afirmou Wilson Pinheiro.

Collor e Sarney

Para Pinheiro, o PT é que merece a alcunha de “folha de bananeira”. “Antes de ser governo, o PT fazia a campanha ‘Xô, Sarney!. Hoje, eles são ‘sô, Sarney’!”, afirmou, também citando a proximidade recente entre o PT e o senador Fernando Collor (PTB). Para o PMDB e especificamente o vereador Adriano Zago, o líder do prefeito fez críticas duras e deixou um recado. “O Adriano (Zago) é inexperiente e está entrando em briga de gente grande. Ele apareceu agora e fica pondo a mão na cumbuca. Eu ainda não dei uma nele”, afirmou Wilson Pinheiro.

FRASE

“O PMDB é o partido com a maior relação de corruptos por metro quadrado”.

Wilson Pinheiro (PTC)
Vereador e líder do Executivo na Câmara
 
Ele utilizou a tribuna da Câmara ontem para se defender do apelido de vereador “folha de bananeira” e atacou o PMDB

Algo em comum

Além de estarem travando discussões e trocando ofensas com frequência nas últimas sessões da Câmara, Wilson Pinheiro e Adriano Zago têm outra coisa em comum. Ambos começaram a atual legislatura em um partido e vão terminar em outro. Wilson Pinheiro era do PPS e foi para o PTC. Zago era do PSC e foi para o PMDB. Outro traço de igualdade é quem ambos mantiveram o mandato e conseguiram justificar a mudança de legenda, fugindo do entendimento recorrente da Justiça Eleitoral, de que o mandato pertence ao partido e não ao candidato.

CURTAS

O efeito “folha de bananeira” não é novidade na Câmara Municipal de Uberlândia. Há quem defenda um lado da política uberlandense com fervor hoje em dia, mas que teve início em outra frente partidária antagônica lá atrás.

É o caso do vereador Antônio Carrijo (PP). Fiel escudeiro atualmente do prefeito Odelmo Leão (PP), ele foi eleito pela primeira vez no PMDB.

Outro exemplo na Câmara é o da vereadora Jerônima Carlesso (PPL). Eleita pela primeira vez no PMDB, ela passou pelo PSDB e PP antes de chegar ao PPL. Feroz defensora da administração Odelmo Leão nos últimos tempos, neste último ano de mandato, Carlesso é um dos nomes mais cotados para ser vice na chapa do pré-candidato Gilmar Machado (PT) à prefeitura de Uberlândia.

Mais ônibus na rua

Percentual de veículos 0km nas vias do DF vai subir de 15% para mais de 90% a partir do começo de 2013. Decisão ambientalmente responsável reduzirá emissão de poluentes na atmosfera e não aumentará valor das passagens Victor Ribeiro, da Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal vai prorrogar por 40 dias a abertura do processo licitatório que irá mudar todo o sistema de transporte público no DF. A prorrogação foi necessária para que o GDF pudesse adaptar a proposta, que recebeu 23 questionamentos de entidades distintas e uma recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A principal alteração é o considerável aumento na quantidade de ônibus novos que começarão a circular no início de 2013.

No dia 2 de março, o GDF anunciou que, no primeiro momento, aproximadamente 15% da frota antiga seria substituída por novos veículos, enquanto os demais 85% seriam trocados gradativamente. “Agora, vamos estudar uma forma de substituir imediatamente entre 90% e 100% da frota, tomando o cuidado de garantir que não ocorra aumento no valor das passagens”, destacou o secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, acrescentando que esse novo modelo ficará pronto nos próximos dias.

Para Vazquez, ouvir as entidades de classe e órgãos públicos que se pronunciaram sobre a licitação foi fundamental para aumentar a sintonia do governo com as necessidades da população. “Seria pretencioso demais pensar que uma situação que se perpetua por 50 anos poderia ser resolvida sem ouvir esses agentes externos”, avaliou.

A licitação, prevista inicialmente para começar na próxima quarta-feira (18), será lançada no dia 28 de maio. A previsão é de que os novos ônibus estejam em circulação em fevereiro de 2013.

Adaptações – O principal aspecto levado em consideração foi a redução da quantidade de poluentes emitidos na atmosfera. Isso será resolvido com a retirada em massa de ônibus velhos das ruas e a adoção do padrão Euro 5, que prevê o uso de veículos movidos a energia elétrica, biodiesel ou outras formas de combustível limpo, de acordo com a tecnologia disponível quando ocorrer a licitação.

Para garantir que não haja aumento no valor das tarifas, somente os ônibus articulados (os chamados BRTs, que vão circular pelos corredores exclusivos) deverão vir, obrigatoriamente, equipados com ar condicionado. Nos demais, o aparelho será opcional.

Já o sistema de posicionamento por satélite (GPS), será instalado em todos os veículos e vai possibilitar que a frota seja controlada por um centro de controle operacional. Essa medida evitará atrasos e possibilitará que os passageiros consultem os horários dos coletivos, por meio de torpedos de celular, na internet e em painéis disponíveis em 80% das paradas de ônibus.
 
Planaltina – Uma outra licitação, em caráter emergencial, irá contratar 80 novos ônibus para operar as linhas da cooperativa que foi à falência em Planaltina. “Eles vão começar a circular na segunda quinzena de maio e ficarão nas ruas até o fim do ano”, explicou o secretário de Transportes, José Walter Vazquez. Essa outra concorrência será aberta amanhã (17 de abril) e publicada na edição de quarta-feira (18) do Diário Oficial do DF.